Blog

4 dicas para preservar a coleção de livros

Livros são uma paixão para muitos. A literatura está presente em nossas vidas muito antes de outras artes, antes mesmo da invenção do papel. Muitas pessoas mantêm extensas coleções de obras, sejam primeiras edições, especiais ou até por terem um valor sentimental.

Mesmo com o avanço dos eBooks, para a maioria dos bibliófilos não há nada como a versão física do livro favorito. Infelizmente eles são objetos frágeis, que mesmo sendo guardados, sofrem com o passar do tempo e o desgaste natural do papel.

Manchas amareladas, traças e poeira acumulada, são normais, mas causam aquela aparência triste a uma bela coleção de livros, principalmente quando temos muito apreço por eles.

Confira 4 dicas para deixar os exemplares sempre bonitos e preservados:

1.      Guarde os livros em um local adequado

Este é o primeiro fator na hora de pensar no cuidado com os volumes. Primeiro o local deve ser arejado e sem umidade. Em seguida vem o posicionamento. Em alguns casos pessoas os deixam deitados em estantes e mesas, ou até na diagonal apoiado em livros. O ideal é que ele fique na vertical, assim como é feito nas livrarias. Isso evita que ele entorte com o tempo. 

2.     Como limpar um exemplar corretamente?

O conceito de limpar um livro pode ser estranho, já que imediatamente pensamos em água e produtos de limpeza. Mas o simples fato de tirarmos a poeira dos livros, até usando as vezes uma escovinha para chegar nos cantinhos, já ajuda muito a fazer ele durar por mais tempo.

Para livros com capa de couro ou mais resistentes, um pano com um pouquinho de álcool em gel pode ser utilizado, mas apenas naquelas que não tem estampa, já que o álcool pode borrar a tinta.

3.      Como tirar manchas das páginas

As manchas são grandes inimigos dos colecionadores de livros, principalmente quem costuma comprar no sebo. Dependendo do material elas ainda acontecem naturalmente.

Para as laterais, pegue uma lixa de unha nova e levemente passe na volta das páginas, removendo o amarelado.

Se surgirem manchas de mofo no seu livro, passar um pano com uma gota de vinagre, e em seguida um algodão para secar, já as removem.

4.      A saga das traças

Quem tem muitos exemplares guardados sabe como traças parecem magicamente  e procriam entre eles, e a visão dos livros corroídos dói no coração de qualquer bibliófilo. Uma solução simples é usar, assim como nas roupas, algumas pastilhas de cânfora no seu local de armazenagem, evitando que esse problema chato aconteça.  


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Chamar no WhatsApp
Olá! Quer tirar suas dúvidas?