Blog

Saiba como manter uma pele linda e saudável no Outono/Inverno

Os dias mais amenos e secos, característicos do Outono e intensificados pelo Inverno, que inicia em junho, exigem cuidados especiais quando o assunto é a nossa pele. Vento e temperaturas baixas também são agentes que agridem o maior órgão do corpo humano. É justamente nessas épocas que as pessoas acabam abusando dos banhos mais quentes, o que não é recomendado, já que remove a oleosidade natural da pele, causando ressecamento e descamação. Por isso é fundamental dar preferência para água morna e banhos mais rápidos.

A hidratação também é essencial e acontece de dentro para fora. Mesmo a sede sendo menor em dias frios do que aqueles ensolarados, é importante continuar ingerindo líquido – isso reflete diretamente na saúde do corpo como um todo e principalmente da pele. Ter um bom hidratante para passar no rosto e no corpo pela manhã e à noite também faz diferença no aspecto da pele. E vale desmistificar um grande mito: todos os tipos de pele precisam de hidratação. Por isso, há produtos para cada tipo. A falta ou excesso de hidratação pode resultar em aparecimento de acne, por exemplo.

Outra dica para manter a pele saudável é ficar de olho nos exames clínicos e na taxa de vitamina C, já que a falta dela no organismo também é refletida na pele. Não esqueça de hidratar os lábios, seja com manteiga de cacau, cosméticos específicos ou tratamentos, evitando que resseque e rache.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não existe idade ideal para começar a cuidar da pele, nem regra de tratamento para cada idade, mas de um modo generalizado, a partir dos 25 anos, cuidados preventivos devem ser tomados, usando higienizador e agentes antioxidantes tópicos e eventualmente orais. O uso do protetor solar e outras medidas fotoprotetoras, diariamente, são recomendados inclusive durante Outono e Inverno. 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Chamar no WhatsApp
Olá! Quer tirar suas dúvidas?