Nanopigmentação Paramédica: a evolução da estética no quadro clínico
Escrito por Admin. Publicado em Blog, Universo NBA No Comments
A popularização da nanopigmentação, antiga micropigmentação, na área da beleza e estética tem sido cada vez mais crescente nos últimos anos, e é uma realidade notável. Entretanto, o procedimento deixou de ser considerado um tratamento de luxo, devido a grande variedade de possibilidades e a qualidade de vida que pode proporcionar aos pacientes que utilizam de suas técnicas, podendo ser indicadas inclusive em quadro clínicos e/ou médicos.
Nesses casos a Nanopigmentação Paramédica, como a técnica é chamada atualmente e é a evolução a Micropigmentação Paramédica, , é utilizada para corrigir ou camuflar alterações que a pele pode obter, como resultados de cirurgias ou condições do próprio corpo. Além de melhorar o aspecto visual do local, auxilia muito na recuperação e elevação da autoestima de pessoas que sofreram procedimentos cirúrgicos, por exemplo. Por esse motivo, a indicação do procedimento é cada vez mais recorrente, assim como a evolução da técnica e instrumentos utilizados, para resultados satisfatórios e naturais.
O que é Nanopigmentação Paramédica?
A Nanopigmentação Paramédica, uma evolução da micropigmentação paramédica, se trata de um procedimento de pigmentação da pele, utilizado para fins de aspecto clínico, sendo muitas vezes indicado por médicos e cirurgiões, como forma de aperfeiçoar esteticamente e concluir o procedimento cirúrgico realizado anteriormente, uma vez que se trata de uma técnica não invasiva, muito segura e que garante resultados eficazes.
Durante a execução do procedimento é aplicado um pigmento sob a camada mais superficial da pele, criando o resultado desejado. No caso da nanopigmentação paramédica, a técnica é realizada de forma ainda mais cautelosa, já que devem ser criados efeitos e traços específicos que se assemelham ao natural, como sombras e texturas.
A escolha dos tons utilizados para a aplicação desse tipo de procedimento varia de acordo com a cor da pele do próprio paciente, de maneira que a técnica proporcione resultados mais naturais ao local, como o caso de reconstrução das aréolas nas mamas, que apresenta variação de cores. Contudo, existe um método mais preciso e inovador, que assegura um efeito ainda mais verídico ao procedimento, a Nanopigmentação Paramédica.
Criada e desenvolvida pela Natalia Martins, fundadora do Grupo Natalia Beauty, a Nanopigmentação Paramédica é uma técnica de aplicação do pigmento sob a pele realizada a partir da utilização de um instrumento manual, chamado tebori. Esse aparelho é formado por um agrupamento de nanolâminas que perfuram a camada mais superficial da pele e inserem a cor, para o traço ser desenhado e fixado conforme o desejado. Por ser um método no qual não é manuseada nenhuma ferramenta elétrica e são utilizadas agulhas descartáveis extremamente finas, a precisão de todo o traçado é excepcional e assegura resultados ainda mais naturais, tendo como comparação a micropigmentação convencional.
Indicação
A nanopigmentação paramédica é adequada para a maioria dos casos pós-cirúrgicos e também de pessoas que apresentam falhas ou divergências de cores que possam acometer a pele, ou seja, em situações nas quais haja a necessidade de alguma correção ou reconstrução. Além de ser acessível, principalmente devido ao seu baixo custo, e garantir resultados rápidos e muito satisfatórios, é um método pouco invasivo e sem riscos, tendo em vista os procedimentos cirúrgicos.
Entre as indicações para a realização da nanopigmentação paramédica estão os casos de procedimentos de aréolas das mamas; em cicatrizes e manchas; a camuflagem de manchas de vitiligo; reconstrução de lábio leporino; nanopigmentação capilar e, também, a cobertura de estrias. Em cada uma delas são aplicadas técnicas específicas que possam assemelhar o trabalho realizado ao aspecto verdadeiro da pele e/ou região.
Pessoas pós Mastectomia e Lábios Leporinos: a reconstrução a partir de um serviço gratuito
Milhares de mulheres enfrentam anualmente a batalha incessante contra o Câncer de Mama, uma luta devastadora na maioria dos casos, sendo ainda mais intensificada com a mastectomia. A cirurgia de retirada da mama é um dos processos mais temidos e que afetam diretamente a autoestima das pacientes, que chegam a não se reconhecer e aceitar o próprio corpo. Em contrapartida, existem também os milhares de casos de crianças que nascem com fissuras labiais e sofrem muitos tipos de preconceitos ao longo de suas vidas, o que gera desvios na autoestima e nos campos psicológicos e sociais.
Com o propósito de auxiliar no processo de reestruturação e fortalecimento pessoal, elevação da autoestima e na qualidade de vida de cada pessoa acometida por esses quadros, a Natalia Beauty atua no serviço pro bono oferecendo gratuitamente os procedimentos de nanopigmentação de reconstrução de aréola e lábio leporino. Os interessados devem agendar o procedimento requerido no próprio site do grupo, no qual será redirecionado para a clínica e poderá contatar um dos atendentes.
Tipos de Nanopigmentação Paramédica
Há variados segmentos da nanopigmentação paramédica no mercado da beleza e estética, que se identificam de acordo com as particularidades de cada caso. Essa distinção existe para que possa ser indicado o procedimento correto e para que todas as necessidades do paciente sejam desempenhadas, sucedendo resultados de qualidade e aspecto natural.
Aréolas (Mamas)
Pacientes que passaram por processos cirúrgicos nas mamas são indicados a fazerem a reconstrução e pigmentação da aréola mamilar, seja ela parcial ou total. São os casos da mastectomia, no qual as mamas são retiradas e reestruturadas devido ao câncer; também existem pacientes que fazem redução da mama, a mastopexia; ou até mesmo a mamoplastia, na qual há aumento da mama. Em todos esses quadros a nanopigmentação restitui as aréolas com efeito natural e ajuda a restabelecer a autoestima do paciente.
Cicatrizes e Manchas
As cicatrizes são formadas por tecidos fibrosos, que muitas vezes se diferem muito da pele original, causando incômodos estéticos. Para camuflar essas áreas, a nanopigmentação paramédica é aplicada a partir da mistura de pigmentos que cria um tom para se assemelhar ao máximo à pele do paciente.
Tanto nos casos de cicatrizes, quanto em manchas, é necessário que a área que será acometida pelo procedimento seja em tom mais claro que o natural da pele, para que possa ser feita a camuflagem. Além disso, a nanopigmentação em quadros de quelóides não são indicados, devido ao grande risco de crescimento das células epiteliais, o que pode agravar ainda mais a situação.
Vitiligo
Assim como em cicatrizes e manchas, é possível camuflar áreas que apresentem despigmentação causada pelo vitiligo. Nesse tipo de nanopigmentação paramédica são aplicados pigmentos em tons próximos à pele para harmonizar a cor do tecido como um todo. Lembrando que é imprescindível a realização do teste de cor para alcançar o resultado desejado.
Lábios Leporinos
Pacientes que apresentaram fissuras labiais ao nascer e realizaram a cirurgia para corrigir essa má formação congênita apresentam, na maioria dos casos, cicatrizes e imperfeições labiais que podem afetar a sua autoestima. A técnica de nanopigmentação labial reestrutura o lábio leporino já cicatrizado, além de reconstruir o seu contorno e preenchimento.
Nanopigmentação Capilar
Os quadros de pacientes com calvície podem ser amenizados com a nanopigmentação capilar, a evolução da micropigmentação capilar. No procedimento são desenhados pequenos fios de cabelos no couro cabeludo, um a um, para escurecer a área e disfarçar as imperfeições. Nesse caso, é sempre necessário fazer o teste de coloração, para a tonalidade do pigmento ser o mais próxima possível da cor do cabelo natural.
Estrias
Por sua vez, pacientes que desejam camuflar as marcas de estrias, sejam elas brancas ou avermelhadas, podem utilizar da nanopigmentação paramédica. Assim como em cicatrizes e manchas, o pigmento utilizado é escolhido de acordo com o tom da pele, podendo melhorar em até 80% o aspecto da estria.
Seja qual for a necessidade ou o quadro do paciente, o objetivo é sempre restituir a sua autoestima, valorizando e evidenciando sua beleza natural. Os resultados vão muito além do estético e físico, tendo em vista que melhorando a forma como a pessoa se vê, consequentemente há benefício em sua qualidade de vida.
Quer ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes clínicos? Profissionalize-se na área!
A Natalia Beauty tem cursos profissionalizantes reconhecidos mundialmente devido a sua qualidade em formação e em seus procedimentos. São técnicas criadas e desenvolvidas pela própria Natalia, com o método exclusivo e inovador do curso de Nanopigmentação Paramédica para você se aperfeiçoar e tornar-se um profissional de destaque na área.
Para mais informações, clique no botão abaixo.