Blog

investir-na-beleza

Beleza, estética e bem-estar: vale a pena investir?

Apresentando grande ampliação e crescimento nos últimos anos, a área da beleza é capaz de manter sua força mesmo em momentos de crise e instabilidade econômica. Isso se dá em função da crescente procura pelos serviços e a formação de novos negócios, sejam eles grandes ou pequenos, para atender toda a demanda de público, da classe A até a D.

Atualmente, os centros de estética e as marcas do setor da beleza vêm aumentado seus investimentos em produtos e serviços cada vez mais voltados para a produção a partir de materiais naturais, de maior qualidade e que difundem valores humanitários. Como é o caso da Natalia Beauty, que tem um projeto de doação de próteses de aréolas mamárias, chamado de Projeto Flow, no qual as próteses são doadas gratuitamente às mulheres que passaram pelo câncer de mama e realizaram a mastectomia.

Toda essa inovação e preocupação em estar cada vez mais ligados ao bem estar da sociedade não depende apenas dos especialistas que atuam diretamente com o público. Existem profissionais formados em áreas da saúde que podem se qualificar e atuar no mercado da beleza e estética, como é o caso de biomédicos e farmacêuticos, por exemplo. Eles ingressam no campo da pesquisa e desenvolvimento de produtos, para gerar evolução e inovação de fórmulas e técnicas.

São muitos pontos favoráveis para se investir na área da beleza, que vão desde a diversidade de público e serviços, até fidelização dos clientes. Como o setor é amplo, é essencial conhecer e avaliar qual empreendimento é mais atrativo e, a partir disso, apostar em cursos profissionalizantes de qualidade. 

O Setor da Beleza no Brasil

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano de 2018, existiam pouco mais de 2,7 mil empresas relacionadas à área da beleza registradas na Anvisa. Atualmente, o setor é responsável por pelo menos seis milhões de vagas de emprego no Brasil, seja nas indústrias ou salões de beleza e centros de estética. A ABIHPEC ainda afirma que em julho de 2020, as vendas de produtos desse setor aumentaram 22,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em função desse avanço, atualmente o Brasil está em quarto lugar no ranking de maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. O relatório realizado pela Euromonitor International, em 2019, revelou também que o faturamento do país no setor da beleza atingiu a marca de 29,62 bilhões de dólares no mesmo ano.

Além disso, em uma de suas pesquisas aplicadas, o Beauty and Personal Care Voice of The Industry registrou que 66% dos consumidores entrevistados acreditam que a beleza é uma necessidade e 49,4% afirmaram que o dinheiro investido para melhorar a aparência física é positivo, por gerar felicidade e satisfação.

Vantagens de Investir no Setor da Beleza

Tendo em vista tantas pesquisas com dados positivos para o mercado da beleza no Brasil, as vantagens de investimento se somam e tornam mais viável a ideia de apostar no setor. São diversas possibilidades, não apenas relacionadas ao empreendimento e ao serviço em si, mas também referente à clientela e a oportunidade de um negócio próprio.

Atuação em serviços e produtos

Em consequência da possibilidade de abranger e empreender mais de um setor da área da beleza, os negócios, sejam eles grandes ou pequenos, podem optar por atuar com a prestação de serviços e, ainda sim, fazer o comércio de produtos, muitas vezes da própria marca para que o cliente continue os cuidados em casa.

Essa possibilidade ocorre uma vez em que salões de beleza, por exemplo, além de prestar serviços como cabeleireiro, manicure e maquiagem, vendem produtos de cabelo, de unha e até maquiagens. Também existem empresas, como a Natalia Beauty, que oferecem serviços de nanopigmentação e também concedem cursos voltados à profissionalização na área.

Essa maneira flexível de atuar no mercado da beleza permite que o faturamento da empresa esteja sempre positivo, já que nos períodos em que os serviços estejam em declínio, os produtos podem vir a suprir o déficit.

Diversidade de público alvo

Os principais setores ligados à beleza, estética e bem-estar são praticamente globais, tendo em vista que podem se encaixar a todos os gêneros, idades e perfis sociais. Nenhum setor de mercado tem a viabilidade de ser tão abrangente como esse, uma característica que o torna muito promissor e com chances muito reduzidas de fracasso. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira apresenta gasto superior na área da beleza, em relação a produtos alimentícios.

Atualmente, o público tem crescido ainda mais, não apenas por conta da valorização da mulher e sua independência, mas também pela aceitação do homem em reconhecer sua vaidade e que cuida do próprio bem-estar. 

Fidelidade de clientes

Na maioria das vezes, os clientes do mercado da beleza utilizam os serviços com certa frequência, na medida em que a preocupação com a aparência e o bem-estar são praticamente constantes. Frequentemente eles optam por profissionais nos quais já há confiança e marcas que atenderam às suas necessidades e expectativas. Por essa razão, há grande facilidade em manter uma clientela fiel e ativa, tanto em relação ao consumo dos serviços quanto dos produtos.

Uma das alternativas mais viáveis de manter essa fidelidade dos clientes é fazer combos e promoções de alguns itens oferecidos pelo empreendimento. Essa estratégia funciona não somente para engajar o negócio, mas também manter ativa a relação com o público.

Como Investir no Setor da Beleza

A princípio é necessário decidir quais das áreas da beleza ingressar. Como são muitas opções, o ideal é optar por aquela em que existe certa compatibilidade. Atuar em uma área em que existe identificação, aptidão e interesse proporciona um grande ganho no momento de abrir um negócio.

Uma outra questão importante é se profissionalizar na área, estar em constante aprendizado, inovação e evolução. Isso permite que o especialista esteja sempre compatível com a demanda de informações do mercado da beleza. Para isso, é fundamental investir em cursos profissionalizantes, workshops, materiais e produtos de qualidade, sem deixar de lado o conforto e o profissionalismo ao lidar com o cliente.

Na Natalia Beauty são realizados diversos procedimentos como o  Nanoblading na área das sobrancelhas, Flow Lips nos lábios e Flow Lashes para extensão de cílios, além de muitos outros que utilizam técnicas revolucionárias desenvolvidas pela Natalia para realçar a beleza de seus clientes. Além disso, são oferecidos cursos profissionalizantes com o método de ensino Natalia Beauty Courses, reconhecido internacionalmente, para que cada vez mais pessoas possam ingressar na área da beleza,  apresentando serviços inovadores e de qualidade.

Quer investir na área da beleza? Torne-se um profissional com Natalia Beauty!

A Natalia Beauty Courses tem diversos cursos, com técnicas exclusivas, para você se tornar um profissional de qualidade e conquistar uma grande clientela. Os cursos de Nanoblading Flow Brows reúnem o método que ensina passo a passo do procedimento, desde o princípio até o mais avançado. O Flow Lips e Flow Lip Tint são indicados para os profissionais que querem aprender sobre as técnicas de micropigmentação labial. Seja qual for sua escolha, o sucesso é garantido!

Para mais informações, clique no botão abaixo:


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*