Aparelho invisível: tudo que você precisa saber sobre os alinhadores transparentes
Escrito por Mari Maellaro. Publicado em Blog, Universo NBA No Comments
Um sorriso alinhado é o sonho de consumo de muita gente, porém nem todo mundo acha que é possível depois de uma certa idade. Quando falamos em usar aparelhos dentários, ou corrigir a mordida, sempre pensamos nos anos de ‘tortura’ que muitas crianças e adolescentes passam na cadeira do dentista. Porém, existem novas alternativas que estão ganhando cada vez mais espaço.
Os aparelhos ortodônticos transparentes, mais conhecidos como alinhadores, são a moda do momento. Famosos como Anitta, Bruno Gagliasso e Bianca Andrade usam ou já usaram o modelo e se dizem satisfeitos com ele.
Mas como ele funciona exatamente? Willian Ortega, cirurgião dentista e especialista em harmonização facial, responde as perguntas mais frequentes e explica tudo o que você precisa saber sobre os alinhadores.
Os alinhadores vão ter o mesmo resultado que o aparelho convencional?
Sim, ele vai ‘empurrar’ os dentes para a posição correta, mas sem a necessidade dos famosos braquetes de metal. Com o uso de computação 3D, é produzida uma plaquinha de material transparente que encaixa na boca e que deve ser atualizada a cada duas semanas. O uso da tecnologia também permite uma precisão maior da posição da mordida.
O tratamento dura mais ou menos do que o normal?
Dura bem menos tempo, o que é uma grande vantagem dos alinhadores. Claro que varia muito dependendo do nível do problema, mas a correção dos alinhamentos mais simples geralmente tem o prazo de seis meses e os mais complicados em até dois anos. Além disso, por causa da visualização 3D, é possível prever como os dentes estão durante todo o tratamento, entregando ao paciente os alinhadores necessários para um período maior, diminuindo muito as visitas ao dentista.
As pessoas percebem que estou de aparelho?
O alinhador é feito também com a estética em mente. Ele adere aos dentes quase como uma segunda pele, então são praticamente imperceptíveis. Por serem feitos de materiais como policarbonato, porcelana policristalina ou monocristalina, não amarelam com o tempo, como acontece com aparelhos móveis.
Posso tirar o alinhador?
Sim, na hora de comer e escovar os dentes ele deve ser removido. Porém, é bom ficar o menor tempo possível sem ele. Um grande período sem o uso afeta a velocidade do tratamento. O fato dele ser removível também deixa a limpeza do aparelho mais fácil, já que não há necessidade de se preocupar com a comida ficando presa no metal nos braquetes, por exemplo.
O aparelho transparente pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade?
Sim, crianças, jovens, adultos e idosos podem usar tranquilamente os alinhadores, porém quanto mais jovem mais rápido o tratamento se conclui, já que o remodelamento ósseo é mais fácil quando o metabolismo celular está ativo e bem acelerado. Mesmo assim, os pacientes chegam no mesmo resultado independentemente da idade. Vale lembrar também que deve ser realizada uma avalição por um profissional qualificado para ter a certeza de que o aparelho é a melhor alternativa para cada caso.