Não é novidade que o Brasil é o país com o maior número de cirurgias plásticas no mundo, com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias por ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP. Atualmente é muito fácil encontrar locais e profissionais que realizam diversos procedimentos, portanto, é necessário redobrar os cuidados na hora de escolher em qual deles confiar para evitar frustração com o resultado da cirurgia ou complicações no pós-operatório.
Para facilitar a decisão tenha em mente que, se não se sentir confortável e seguro e ainda sair do consultório com dúvidas, procurar outro profissional ao invés de colocar em risco a sua saúde é a melhor alternativa. “Questionamentos e a possibilidade de diálogo deixa a relação entre médico e paciente mais próxima e segura, diminuindo o medo e a ansiedade, e proporcionando a compreensão sobre as expectativas do paciente, para saber se estão alinhadas a realidade”, afirma Patricia Marques, cirurgiã plástica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e membro da SBCP.
A especialista elenca cinco perguntas essenciais que devem ser feitas ao médico antes de qualquer procedimento:
✔ É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
✔ Quais os riscos da cirurgia?
✔ Qual o tipo de anestesia necessária para o procedimento?
✔ Como é realizada a cirurgia?
✔ Quais são os cuidados pré e pós-operatórios necessários?
“Perguntar é prevenir-se, por isso é importante estar sempre atento a sua saúde e reunir o máximo de informações possíveis antes de realizar qualquer cirurgia plástica”, finaliza Marques.