Blog

Por que o uso da argila é importante para um cabelo saudável?

A argila, um material orgânico retirado direto da terra, tem diversos benefícios para a pele, e vem circulando cada vez mais nas redes sociais, desde o boom que o skincare teve nos últimos anos. Mas, pouca gente sabe que não é apenas a pele do rosto que fica mais saudável com sua aplicação.

O nosso couro cabeludo também recebe os minerais presentes na argila, que afetam a qualidade do cabelo. Ela age nesse caso como um shampoo antirresíduo, removendo diversas impurezas que ficam na área após a aplicação de cremes, silicones e químicas, como um detox para os fios.

Por consequência, causa uma hidratação e nutrição muito eficiente, estimulando a produção de queratina, revitalizando áreas danificadas. Se o tratamento for feito habitualmente, também faz com que o cabelo cresça de maneira mais saudável, repondo proteínas e selando os fios.

 O tratamento e aplicação são bem simples. Primeiro misture quatro colheres de sopa da argila com um pouco de água filtrada. Lave o cabelo com shampoo neutro, e em seguida aplique a argila em todo o couro cabeludo com os dedos ou um pincel.

Neste caso, a mistura deve ser um pouco mais aguada do que a versão aplicada no rosto, para penetrar entre os fios da raiz com mais facilidade.

Depois, basta deixar agir por 20 a 30 minutos, e finalizar enxaguando e aplicando condicionador durante o banho.  Para manter a umidade da argila, vale colocar uma toca plástica no cabelo, deixando que ela faça efeito por mais tempo.

Por ser uma substância natural e cheia de benefícios, você pode pensar em usá-la todo dia como tratamento, mas ele deve acontecer apenas de 15 em 15 dias, já que o uso excessivo pode levar a desidratação e perda de qualidade do cabelo.

Outro aviso importante se decidir entrar no mundo da argila é que, em geral, ela deve ser espalhada no couro cabeludo e não ao longo dos fios. Apenas alguns tipos de argila, como a branca, podem ser colocadas em todo o cabelo. Leia as instruções, e na dúvida, mantenha a aplicação nas raízes.

Diferentes tipos de argila causam efeitos variados. A argila vermelha é mais indicada para quem sofre com queda de cabelo não natural, por exemplo, mas já a argila preta é eficiente em combater a queda capilar causada pelo avanço da idade. A de cor verde regula a produção sebácea, diminuindo a oleosidade, e a amarela é eficaz para quem usa muita química.

Existem várias opções no mercado, com benefícios diversos. Então tire um tempinho antes de comprar para fazer uma pesquisa, e escolher a que vale mais a pena para você. 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Chamar no WhatsApp
Olá! Quer tirar suas dúvidas?