Blog

Cuidados Diários com a Pele do Rosto: o Passo a Passo

A pele é o maior órgão do corpo humano, atuando como uma barreira protetora contra agentes externos. Em função disso, está sempre exposta à poluição, luz, vento, radiação solar e mudanças de temperatura, que a degradam gradativamente. Para combater os efeitos que podem prejudicar o aspecto natural da pele, principalmente do rosto, assim como sua saúde, é importante que exista o hábito de cuidá-la, desde a limpeza, até a maquiagem.

Conhecida como skincare, essa rotina diária de cuidados com a pele deve ser realizada a partir da utilização de produtos, respeitando o tipo de pele de cada um e suas necessidades. Os benefícios são variados, tendo em vista que mantém a pele saudável, hidratada, luminosa e sem manchas ou marcas de expressão acentuadas.

Cuidados com a pele de Manhã

Higienização

Os cuidados começam logo ao acordar, para que as células mortas acumuladas durante a noite sejam removidas. Além dos produtos não absorvidos pela pele, como a poluição do ambiente e até as impurezas concentradas nas roupas de cama. Sendo assim, o primeiro passo é lavar o rosto utilizando um sabonete específico para o próprio tipo de pele. 

É importante ressaltar que para encontrar o produto ideal o pH do sabonete deve ser o mais próximo possível do pH natural da pele, equivalente a uma média de 5,5. Esse fator protege melhor a área contra as agressões de agentes externos que ocorrem no dia a dia. De modo geral, as opções em barra possuem composição mais alcalinas, o que significa serem um tanto quanto agressivas à pele facial. Por esse motivo as versões líquidas e cremosas são mais indicadas, já que são produzidas com componentes mais suaves.

  • Pele Normal: são indicados sabonetes que possuam ingredientes hidratantes. Alguns exemplos são produtos que contenham cânfora, hamamélis, alantoína e própolis.
  • Pele Seca: produtos compostos por óleo de amêndoas, manteiga de karité, lactato de amônia, extrato de semente de uva e laurilsulfato, são utilizados para intensificar ainda mais a hidratação.
  • Pele Oleosa: no caso desse tipo de pele, o ideal é utilizar sabonetes que limpam de maneira mais intensa, sem deixar de hidratar suavemente. Os mais indicados são aqueles à base de enxofre, sulfacetamida sódica, ácido salicílico, própolis e hamamélis.
  • Pele Sensível: o mais recomendado é utilizar produtos com efeito calmante e ação anti-inflamatória, compostos por alfa-bisabolol, azuleno, extrato de camomila, aloe vera e erva doce.

Além disso, outro fator importante no momento de lavar o rosto é sempre utilizar água fria ou morna, já que a água quente contribui para a retirada da camada de proteção da pele, resseca as peles secas e aumenta a produção de glândulas sebáceas nas peles oleosas.

Tonificação

Após realizada a limpeza correta da pele, é o momento de aplicar o tônico. É ele o responsável por reequilibrar o pH natural da pele e prepará-la para receber os próximos produtos, assim como absorvê-los. Existem diversas fórmulas no mercado que auxiliam na hidratação, controle de oleosidade e viçosidade da pele.

O tônico também atua na remoção das impurezas que não foram retiradas durante a limpeza, inclusive restos de maquiagem. Auxilia, ainda, a transferir quietude e suavidade à pele, devido a microcirculação que proporciona na superfície.

  • Pele Seca: são indicadas loções e leites de limpeza, evitando produtos adstringentes ou com álcool em sua composição.
  • Pele Oleosa: utilizar produtos que regulam a produção de secreção sebácea, de forma que retirem o excesso de oleosidade, sem ressecar a pele.
  • Pele Mista: no caso desse tipo de pele, é recomendado utilizar loções adstringentes apenas nas áreas em que existe oleosidade.
  • Pele Sensível: evitar produtos que contenham álcool em sua composição, além daqueles à base de adstringentes. 
  • Pele Acneica: é indicado o uso de produtos compostos por ativos que atuem nas inflamações da pele, para auxiliar no combate à lesões causadas pela acne.

Hidratação

A hidratação é um passo muito importante, tendo em vista que uma pele hidratada significa que todas as suas funções estão ativas. Isto é, esse passo do cuidado diário ajuda a preservar a barreira cutânea da pele e toda a sua fisiologia, que, por sua vez, atua em diversos benefícios físicos.

Os produtos hidratantes agem na neutralização de radicais livres e, por possuírem antioxidantes, protegem contra a poluição, diminuindo os danos que podem ser causados por agentes externos. Além disso, melhoram a luminosidade da pele, evitam o envelhecimento precoce e previnem manchas, principalmente hidratantes que contém FPS em sua composição. Para peles oleosas existem os produtos matificantes, que controlam a oleosidade sem deixar de hidratar.

Proteção

Já não é segredo que o filtro solar é um produto diário obrigatório. Seja durante o verão ou no inverno, a radiação solar é constante e é um dos principais fatores que afetam a saúde da pele. Além disso, também há a necessidade de se proteger inclusive dentro de casa, já que as luzes internas, as de computadores e celulares, também emitem radiação.

Os protetores solares têm a função de impedir o envelhecimento da pele, tratando as fibras de colágeno e mantendo-a sem manchas. Por atuar diretamente no bloqueio da radiação solar, também previne doenças ligadas à pele, incluindo o câncer.

Cuidados com a pele ao Longo do Dia

Os cuidados diários com a pele do rosto compreendem não apenas os passos no período da manhã e da noite, mas também o que é feito ao longo do dia. Por esse  motivo é essencial que o filtro solar seja reaplicado a cada duas horas, restaurando a proteção contra os raios ultravioletas.

Uma opção muito viável desenvolvida pela maioria das marcas de cosméticos são os protetores solares com cor, por atuarem também como uma espécie de base para maquiagem. A estratégia para não retirar toda a maquiagem para reaplicar o produto, é fazer o retoque e selar com um pó translúcido ou compacto.

Cuidados com a pele Antes de Dormir

Limpeza

Para a limpeza noturna, é necessário remover toda a maquiagem e a poluição acumulada ao longo do dia com o auxílio de um demaquilante ou água micelar. Ambos são destinados exatamente para a higienização da pele, contudo existem algumas diferenças para o tipo de resíduos que eles podem retirar da pele, assim como seus componentes.

Os demaquilantes apresentam consistência líquida e são compostos por óleos que possibilitam a remoção de maquiagem, inclusive aquelas à prova d’água. Por sua vez, a água micelar é formulada por gotículas de óleo suspensas em água, e retiram restos de maquiagem, ou aquelas mais leves, além da poluição acumulada na pele.

Após a retirada das impurezas e da maquiagem, deve-se lavar o rosto com um sabonete específico, ideal para o tipo e as necessidades da pele. Contudo, existem alguns demaquilantes no mercado que são multifuncionais e não é necessário fazer o enxágue. Nesses casos a lavagem pode ocorrer apenas no dia seguinte, para que a pele absorva o produto.

Hidratação

No período da noite não há a necessidade de a hidratação ser como o ritual diurno, porém, ainda assim, é importante aplicar o produto em todo o rosto, no pescoço e no colo. Existem hidratantes que incluem os cuidados à essas regiões e são específicos para o uso noturno, como antissinais, indicados para diferentes faixas etárias.

Nesse momento, recomenda-se realizar uma massagem facial para estimular a circulação sanguínea e a oxigenação celular. Podem ser aplicados movimentos simples, circulares, sempre do meio do rosto para fora.

Por fim, é primordial reservar um tempo para o cuidado diário, investir em produtos de qualidade e fazer esfoliações faciais duas vezes por semana, sempre antes da aplicação do tônico. Existem também procedimentos estéticos que podem ser realizados para tratar a área do rosto. Os resultados são notáveis, uma pele mais macia, uniforme, luminosa e saudável.

Gosta da área da beleza e deseja ajudar as pessoas a cuidarem da pele? Seja uma profissional!

Venha conhecer os cursos profissionalizantes da Natalia Beauty. Todos eles são reconhecidos internacionalmente, a partir de técnicas avançadas e inovadoras, criadas exclusivamente pela Natalia para ressaltar a beleza natural de cada um.

Para mais informações, clique no botão abaixo:


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Chamar no WhatsApp
Olá! Quer tirar suas dúvidas?