Blog

Alopecia: entenda a doença que causou a agressão de Will Smith na cerimônia do Oscar

Quem não viu a cerimônia do Oscar 2022, com certeza já foi informado pelas redes sociais dos acontecimentos de domingo a noite. O ator Will Smith, minutos antes de receber sua primeira estatueta de melhor ator, deu um tapa no apresentador da edição Chris Rock, depois de uma piada ofensiva a sua esposa, Jada Pinkett Smith.

O comediante fez uma comparação entre ela e a protagonista do filme “Até o limite da honra” (1997), personagem vivida por Demi Moore, que teve de raspar a cabeça para ser admitida no exército.

Jada recentemente teve de raspar os cabelos, porém não foi uma escolha estética, o que tornou a brincadeira vista como de mau gosto por muitos e acabou motivando a agressão. A matriarca da família Smith recentemente abriu o coração em seu talk show, Red Table Talk, sobre seu diagnóstico de alopecia, doença autoimune que causa queda capilar.

Mudanças na estética involuntárias, como é o caso da alopecia, são obviamente temas sensíveis, principalmente quando a condição é rara. Estima-se que apenas 2% da população mundial seja atingida em algum nível pelo problema.

O caso de Jada é a alopecia aerata, classificada como uma doença autoimune e pode ser causada por alguns fatores. Basicamente o estresse, a má alimentação, desregulamento hormonal ou até o DNA, podem fazer com que o sistema imunológico ataque os folículos capilares. O cabelo começa a cair em áreas circulares da cabeça, o que geralmente leva as pessoas, assim como a atriz, a rasparem a área.

Infelizmente, por ser autoimune, a doença não tem cura. Os tratamentos recomendados dependem da gravidade da queda e, normalmente, são feitos com injeções e pomadas que são aplicadas no couro cabeludo para estimular o crescimento de cabelo. É imprescindível que o tratamento seja orientado por um dermatologista de confiança.

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Chamar no WhatsApp
Olá! Quer tirar suas dúvidas?