Blog

A BELEZA DO SUCESSO

 A BELEZA DO SUCESSO 

Natalia Martins, fundadora do grupo NB, compartilha o que aprendeu em sua jornada empreendedora e fala da última aquisição.

O simples fato de ser mulher, ainda é – por incrível que pareça, em pleno século 21 – um desafio em quase todas as partes do planeta. Conquistar o sucesso exige mais sangue, suor e lágrimas em comparação com os pares masculinos. Atingir, manter ou até mesmo aumentar esse sucesso em um mundo tão caótico como o que vivemos é para poucas – entre elas, as heroínas destacadas nesta edição. 

Natalia Martins faz parte deste time. Ela é fundadora da Natalia Beauty (NB), que se tornou conhecida pelos serviços, produtos e cursos presenciais e online de design (micropigmentação) de sobrancelhas e lábios – e posteriormente desenvolveu outros 15 cursos ligados ao ramo da beleza, como marketing, negócios e mentoria. 

Admirada e seguida por milhares de pessoas (não só mulheres) cuja vida ajudou a melhorar ao compartilhar seus conhecimentos, Natalia tirou lições importantes dos obstáculos que cruzaram seu caminho (incluindo a pandemia) e da jornada empreendedora que fez dela um nome respeitado no mercado. Ela resume a seguir os principais pontos desses insights.

– Conhecimento – “Antes de tomar qualquer decisão, é muito importante se informar e aprender, sempre e todos os dias, já que o conhecimento não ocupa espaço, e sim expande horizontes. Eu sempre digo para as mulheres que, antes de empreender,  é fundamental descobrir com qual área ou segmento elas têm mais identificação e referências em outras empreendedoras que já estão no mercado há algum tempo.”

– Mercado – “Estudar o setor em que você pretende investir é básico. Muitos produtos e serviços estão em alta, mas ao mesmo tempo já podem estar saturados. Se esse é o seu caso, não desista, sempre é possível seguir em frente. O ‘truque’ nesse caso é criar um diferencial para atrair , se destacar e agradar os clientes.”

– Finanças – “Gerenciar o próprio negócio é fundamental para lhe dar segurança e autonomia. Saiba lidar com o dinheiro com disciplina e tenha a consciência de só investir naquilo que agregue valor ao seu negócio. A ajuda de um profissional capacitado e de confiança pode ser a diferença entre um negócio amador e um ‘de verdade’.”

– Controle emocional – “É natural ficarmos ansiosos, eu mesma já passei por isso. Mas não tem jeito , é preciso aprender a gerenciar a saúde física e mental, principalmente no início do empreendimento e nos momentos de turbulência, quando o nosso emocional fica abalado. O que me traz tranquilidade e equilíbrio nessas horas é contar com uma reserva financeira. Essa segurança financeira, ainda mais nos primeiros meses de atividade, ajuda a manter a cabeça e os nervos no lugar.”

– Autoconhecimento – “É um exercício diário independente do negócio. Saber qual é a sua missão e ter clareza sobre o que te faz feliz, o que te dá ânimo para levantar todos os dias da cama e enfrentar o dia, aumentam as chances de você percorrer um caminho de maior sucesso. Procure conhecer mais sobre você. Existem vários profissionais e técnicas que podem ajudar nessa busca.”

– Objetivos e metas – “Saber aonde quer chegar daqui a um ano, cinco anos ou dez anos clareiam o caminho rumo aos seus objetivos. Trace metas e estratégias o mais detalhadas possível, com datas, recursos, aprendizados e ações necessárias em cada etapa. Faça uma checklist do que planejou , do que alcançou, do que não alcançou (e por quais os motivos) para eventualmente corrigir sua rota. É no cumprimento das pequenas tarefas cotidianas que grandes obras se consolidam.”

– Ação – “Parta para a ação o quanto antes. Ficar elaborando demais bloqueia a ação. Quem pensa demais faz de menos. Não tenha medo de arriscar. Não tenha medo de arriscar. Não há mistério nem segredo em empreender – Só muito trabalho, empenho, estudo e dedicação. Ajustes fazem parte do negócio. Foque no seu objetivo e busque as melhores soluções para cada problema ou desafio. Assim você vai avançando cada vez mais confiante, capaz, fortalecida e resiliente.”

– Redes sociais – “Nessas ‘Ilhas da Fantasia’, a maioria só mostra o sucesso do seu negócio (que nem sempre é real) , as viagens, as festas, belas roupas e sorrisos largos. Mas não se iluda: para qualquer empresário não importa o tamanho do negócio, empreender é muito mais suor do que glamour. A importância das redes sociais está na divulgação inteligente do seu produto ou negócio. Aqui também recomendo consultar um especialista.”

– Sucesso –  “Ele é subjetivo , pois ser bem-sucedido pode ter um sentido totalmente diferente para cada um . Depende de suas conquistas dentro de suas crenças, seus valores  Sucesso – “Ele é subjetivo, pois ser bem pode ter um sentido totalmente diferente para cada um. Depende de suas conquistas dentro de suas crenças, seus valores, seu propósito. Pode estar naquela descoberta incrível capaz de mudar o mundo (e gerar muito dinheiro), pode estar na simplicidade de uma deliciosa receita de bolo que garanta à confeiteira uma vida de paz e tranquilidade.”

Por fim, provando que ela é uma mulher não só de palavras, mas também de ação, o Grupo Natalia Beauty, que inclui NB Courses, NB Clinic, NB Shop e NB filiados, anunciou no início de fevereiro a compra da Manybe Beauty CO, rede de cílios e sobrancelhas com unidades na capital e no interior de São Paulo. “Essa aquisição tem como objetivo atender à crescente demanda do mercado de beleza, carente de profissionais qualificados, além de permitir a expansão mais rápida do número de unidades NB pelo Brasil”, diz Natalia. Renata Ferreira, fundadora da Manybe, será a responsável por novas aquisições, negociações, fidelização da marca e parcerias estratégicas do Grupo NB, que prevê crescimento de 20% no primeiro mês de operação e faturamento 50% maior em 2021.